Informações da página

Você está em: Página Inicial > Notícias

Início do conteúdo

EXPOSIÇÃO ESPAÇO CULTURAL MÓVEIS E OBJETOS: SOLUÇÕES CRIATIVAS

DSC00624_640x480
Publicado: 30/07/2014

EXPOSIÇÃO ESPAÇO CULTURAL MÓVEIS E OBJETOS: SOLUÇÕES CRIATIVAS

PROMOÇÃO:

Direção de Pesquisa e Extensão (Servidores: Cleria B. Meller. Kerlen Bezzi Engers. Tania Tissot. Adriana A. H. Michelotti. Arnedio Canova)

Curso Técnico em Móveis (Professores: Fernanda C. Rigo. Silvie J. M. Jobim. Ana Cláudia Breier. Gerson Soletti.)

Projeto Espaço Cultural 2014 ( Servidores: Cornelia Kudiess. Graciele H. Welter. Arnedio Canova. Silvie J. M. Jobim. Fernanda C. Rigo. Bolsistas: Andrei Luis B. Hartmann. Ângela A. W. Fracalossi.)

CURADORIA: Prof. Gerson Soletti.

DURAÇÃO: 17 de julho a 18 de agosto de 2014

VISITAÇÃO: Segunda a Sexta, das 7h30min às 22h30min

LOCAL: Espaço Cultural. 1º prédio. - 1º andar

Instituto Federal Farroupilha . Câmpus Santa Rosa.

Rua Uruguai, nº 1675. Bairro Central. Santa Rosa. RS

PARTICIPANTES (Alunos do Curso Técnico em Móveis Subsequente)

Marcos Fischer

Sirlei Santos

Cristiane Weber

Paulo Sommer

Gilson Fagundes da Silva

Adair Fitz

Josiani Raqueli Nikel

Ana Paula K. da Rocha

Fernando Polla

Angélica Andrzejewski

Adriane Regina Zimmer

Carla Lisiane Fröhlich

César Luis Schuh

Rafael Zoia

Eduardo Souza

Rodrigo Lopez

Daniel Fitz

Karin Pellenz

Angelita Perreira Zuge

Daniel Herzag

Jéssica Dinarte

Érico Silva

MÓVEIS E OBJETOS: SOLUÇÕES CRIATIVAS

Atualmente, o mercado moveleiro tem se tornado cada vez mais competitivo, sempre em busca de soluções criativas que instiguem o consumidor à compra. Através do Design é possível alcançar diferenciação frente aos outros produtos, não apenas na questão estético-formal, como também no emprego de novos materiais, tecnologias e acabamentos, inclusive com a reutilização de alguns materiais.

Nessa exposição são apresentadas peças e projetos de alunos do curso Técnico em Móveis Subsequente, do 1° semestre e, especialmente, do 3° semestre, por serem alunos formandos.

A turma MOS T4, 3° semestre, apresenta os projetos desenvolvidos na disciplina de Projeto de Móveis e Ambientes, sob orientação da Professora Ana Cláudia Breier. Esses projetos foram executados utilizando o software Promob Plus na disciplina Projeto Auxiliado por Computador II, sob orientação da Professora Silvie Janis Massote Jobim. Além dos projetos são apresentados objetos e peças de mobiliário desenvolvidos e/ou restaurados na disciplina de Processo de Fabricação II, sob orientação do Professor Gerson Soletti. Além dos projetos, a turma expõe produtos desenvolvidos na disciplina de Processo de Fabricação II, bem como, móveis restaurados e objetos executados com resíduos provenientes do próprio Laboratório de Móveis. Peças antigas, rústicas e semi-rústicas são hoje muito requisitadas e, as que possuem linhas sóbrias e retas e detalhes simples dialogam facilmente com o mobiliário contemporâneo. Restaurar é, também, preservar, e pensando nisso, esse conteúdo foi estudado no curso Técnico em Móveis.

A turma MOS T5, 1° semestre, apresenta trabalhos em Marchetaria desenvolvidos na disciplina de Processo de Fabricação I, sob orientação do Professor Gerson Soletti. Dentro do vasto campo de atuação do Design, o desenho de superfícies mostra-se uma ferramenta criativa para a distinção dos produtos, pois se constitui como campo de conhecimento do Design de Interface, ampliando a capacidade formal e estética desses produtos, interagindo com as mais diversas áreas. No universo do mobiliário, investir no desenho de superfícies, como em diferentes acabamentos e texturas, por exemplo, é viabilizar soluções até então pouco exploradas, mas que valorizam e diferenciam completamente o móvel. Assim, com o intuito de explorar outros meios de acabamentos e valorização do mobiliário, o trabalho de criação dos alunos da MOS T5, busca na marchetaria, (técnica antiga que elabora superfícies no mobiliário ou objetos com diferentes tipos de materiais, mas, principalmente, com madeiras) um meio de aperfeiçoar o conhecimento a respeito da produção, bem como um instrumento para agregar valor à mobília e aos objetos.

Profª Fernanda Rigo Coordenação do Curso de Móveis

Profª Cornelia Kudiess e Profª Graciele H. Welter Projeto Espaço Cultural

Galeria

DSC00625_640x480 DSC00637_640x480 essa_640x480 03_640x480

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha - Campus Santa Rosa

Rua Uruguai, 1675 - Bairro Central - CEP 98900-000 - Santa Rosa - Rio Grande do Sul/RS
Telefone: (55) 3511-2575 | Fax: (55) 3511-2591

E-mail: gabinete@sr.iffarroupilha.edu.br