Informações da página

Você está em: Página Inicial > Notícias

Início do conteúdo

Professora do IF Farroupilha - Câmpus Santa Rosa publica livro

Publicado: 20/11/2014

A docente da disciplina de Língua Portuguesa do IF Farroupilha- Câmpus Santa Rosa, Dra. Vejane Gaelzer, recentemente publicou seu livro intitulado "Construções Imaginárias e Memória Discursiva de Imigrantes Alemães no Rio Grande do Sul". A obra é o resultado da sua pesquisa desenvolvida na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), como a Tese de Doutorado, defendida com menção honrosa em 2012. A autora pretende investigar na perspectiva da Análise do Discurso de Linha Francesa, as relações de contradição entre as práticas e os discursos do Governo Vargas sobre a construção de uma identidade nacional e as práticas sociais e os discursos dos imigrantes alemães e de seus descendentes sobre as formas através das quais a política identitária do Estado Novo foi implantada.

Responsável pelo prefácio, a Dra. Ana Zandwais, do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFRGS, descreve a obra como "inédita sob o enfoque dos estudos discursivos, reflete em torno das relações entre identidade, memória e história, buscando construir alicerces sociológicos, filosóficos e, sobretudo, discursivos que permitam compreender como a questão da identidade do sujeito imigrante, neste caso a dos imigrantes alemães, exerceu um papel fundamental na consolidação de valores éticos e culturais em solo brasileiro, especialmente no estado do Rio Grande do Sul, região fortemente influenciada pela cultura alemã".

Para a Dra. da Universidade Federal Fronteira Sul, Raquel Moreira, o livro de Vejane procura escutar a voz dos imigrantes alemães e seus descendentes, demonstrando que, apesar do esforço na implementação de uma homogeneização cultural proposta pelo projeto de nacionalização do país durante o governo Vargas, a língua materna dos imigrantes sobreviveu à proibição e continua viva nas práticas sociais e no espaço privado-familiar".

O livro é atrativo para estudantes, pesquisadores, professores e a todos que se interessam por questões relacionados à língua, com a história e a interdição do sujeito pela língua.

Alguns trechos do livro podem ser lidos na página da Paco Editorial.

Ascom - Câmpus Santa Rosa

Galeria

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha - Campus Santa Rosa

Rua Uruguai, 1675 - Bairro Central - CEP 98900-000 - Santa Rosa - Rio Grande do Sul/RS
Telefone: (55) 3511-2575 | Fax: (55) 3511-2591

E-mail: gabinete.sr@iffarroupilha.edu.br